Pages

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Depois de trair Lula, Eduardo Campos imita o José Serra de 2010 na TV

Programa do PSB na TV com Eduardo Campos imita início da campanha de José Serra na TV em 2010 ao tentar "piratear" a imagem de Lula.
O PSB teve seus 10 minutos de propaganda partidária na TV deste semestre, nesta noite (25). O resultado não foi muito feliz para as pretensões de Eduardo Campos.

Obviamente ele foi o "astro" do programa, dentro da estratégia de tentar viabilizar-se como candidato a ser cavalo de Troia dos demotucanos, da Globo e da Veja, traindo Lula e Dilma.

Foi uma propaganda esteticamente bem feita, apesar usar em excesso "closes" muito próximos do rosto. Imitou bastante o padrão usado por João Santana, que grava os programas de campanha do PT, quando aparece Dilma. Com certeza a imitação foi proposital. Mas o conteúdo foi pífio.

Gastou o programa com mensagens sub-reptícias, dosando as palavras, em cima do muro, como alguém envergonhado de sair do armário e assumir ser oposição demotucana, traindo Lula e a Dilma.

Apesar de ter um roteiro bem costurado para os colunistas de jornal e meios políticos entenderem, a linguagem foi o tucanês, e foi um blá-blá-blá de político profissional, muito chato para o povo.

Começou mostrando a campanha das Diretas já (para insinuar que ele tem o direito de ser candidato - coisa que ninguém contesta, o que se questiona é ser candidato traidor, aliado às forças do atraso e do retrocesso). Aproveitou para mostrar os líderes políticos que estiveram naquele palanque da redemocratização de lá para cá: Brizola, FHC, Suplicy, Covas, Quércia, Arraes, Tancredo, Ulisses Guimarães e, claro, Lula... para insinuar-se como um suposto candidato "de consenso" para unir a oposição e parte dos governistas, e não assumir-se como candidato da oposição demotucana, que será de fato.

Pausa para um lembrete: essa propaganda de Campos repetiu o que José Serra fez no início da campanha na TV de 2010. O tucano também quis "piratear" a imagem de Lula, com discurso muito semelhante ao usado por Campos (o tal do "pós-Lula").

Até essa parte, gastou 2 minutos e meio, incluindo uma fala de Campos olhando para a câmera. Para os meios políticos a mensagem foi passada. Para o eleitor comum, pareceu mais um entre tantos políticos profissionais dos 30 partidos que existem no Brasil, com blá-blá-blá semelhante.

Em seguida, Campos continuou falando tucanês, entrando em críticas econômicas, ao "estado antigo" (o FHC e o Serra também diziam isso para privatizar a "PetrobraX"), e reclamou da divisão das verbas entre união, estados e municípios. De novo, discurso de político profissional, para justificar o que não fez em Pernambuco nas áreas de saúde, educação, etc.

Repetiu o lema de José Serra em 2010: "é possível fazer mais" e exibiu alguns problemas brasileiros ainda não resolvidos, como se isso fosse alguma novidade. A própria Dilma disse que o fim da miséria é só o começo. É claro que há muito por fazer, e ninguém está conformado com as conquistas até aqui. Mas o projeto de Brasil que tem que seguir em frente é o que está dando certo, de Lula e Dilma, e não trazer de volta o retrocesso dos demotucanos que Eduardo Campos escolheu como seus novos aliados.

Depois exibiu alguns "pobres" como figurantes, mas parece que seu marqueteiro não entende muito do assunto, porque teve falas mal colocadas ali.

Lá pelos seis minutos e meio, entrou outros políticos do PSB, mas só seus fiéis escudeiros, os dois líderes, na Câmara e no Senado. Os outros governadores foram expurgados do programa. E foi a primeira vez que o programa falou coisa como coisa, direto ao povo: sobre a aprovação da PEC das empregadas domésticas. Resta saber se a esta altura, o telespectador ainda estava prestando atenção. Seguiu com os políticos auto-elogiando gestões do PSB e o crescimento do partido.

Em seguida, Campos voltou a falar para a câmera, envergonhado de ter virado demotucano, jurando que o PSB é "herdeiro" da "esquerda democrática" (igual ao MobiDemo, né?), se justificando que o PSB ainda é aliado, "mas faz críticas".

E aí haja cara-de-pau. Campos disse que "é preciso fazer" a reforma política. Mas o PSB não ajuda no Congresso, estimula a criação de legendas fisiológicas, como o MobiDemo (ex-PPS), e ainda aciona o Gilmar Mendes para impedir mudanças moralizantes contra legendas de aluguel. Disse também que "é preciso fazer" o pacto federativo e reforma tributária, mas ele não consegue consenso nem entre seus colegas governadores de seu próprio partido.

A cara-de-pau continuou, ao dizer que "cargo público tem que ter meritocracia e não apadrinhados". Ora, e a parentada que ele emprega? E o esforço que ele fez para nomear a mãe para o TCU? E os cargos que ele distribui em Pernambuco para tudo quanto é político, com o tanto de partidos que o apoia? O discurso dele foi de puro cinismo, no melhor estilo "faça o que o digo, não faça o que eu faço".

No final tentou frases de efeito. "Essa não é hora de montar palanques..." (o telespectador estava vendo o quê, ali na TV?)... "É hora de montar canteiros de obras" (mas ele passou o programa inteiro sem mostrar nenhuma obra em Pernambuco!)... e blá-blá-blá... para concluir com seu indefectível "É hora de ganhar 2013." (Imagino que tenha cidadão pensando outra coisa quando um político profissional fala em "ganhar" 2013, mas, enfim, isso é problema dele).

Pensava que Eduardo Campos fosse mais consistente e carismático. Foi muito fraco e chato. Se limita a imitar o marketing político de Dilma na estética, e o de José Serra no conteúdo.

Nunca pensei que teria que admitir isso, mas até José Serra, por mais inescrupuloso que seja em se apropriar de programas alheios, como os genéricos, o programa da aids, etc, tentava pelo menos mostrar alguns feitos, algumas obras em seu currículo. Campos entrou e saiu do programa sem sequer mostrar algo robusto que tenha feito como governador de Pernambuco, que o credencie a pleitear a presidência.

Em tempo: Para quem quiser ver o vídeo ele está no Youtube.

15 Comentários:

Anônimo disse...

O tipo de homem público mais execrado é aquele que trai seus criadores. O tucanoeduardo traíu em dose dupla: seu avô Miguel Arraes e Lula que fez tudo por Pernambuco no 1º mandato do da reencarnação de Joaquim Silvério dos Reis.

cida disse...

Exibiu tanto o rosto , os olhos que paraeceu mais candidato para as novelas globais. Será que ele pensa que olhos bonitos ganham eleição presidencial ? Cada um dá o que tem . E foi nisto que ele apostou .
Com certeza ele está preparado para o ser o maior traidor da pátria brasileira , do Lula e da Dilma !

Ana Cruzzeli disse...

A ala Eduardista dentro do PSB já minguava antes dessa declaração pública do DuduTraíra, depois dessa vejo os que caíram no conto da sereia fugindo da criatura e os que não cairam,sentindo-se aliviados da posição tomada no de não seguir esse lunático .

Aqui em Brasilia muitos do PSB criticavam essa posição do Eduardo Campos de colocar o Rodrigo Rollemberg a serviço de um projeto nacional FRACASSADO, saindo para governador do DF. Muitos viam isso como oportunismo do Eduardo Campos usando o Rodrigo para esse fim de firmar um palanque para ele.
O objetivo era claro só o Rodrigo não via, mas a vaidade humana novamente falou mais alto, Rollemberg ficou lisonjeado do Eduardo defender sua candidatura para o DF, mas o interesse era outro como agora se vê e o Rodrigo amargará a pecha de ter sido usado pelo Eduardo.

Quem em sã consciencia vai largar um governo que tem tanta aceitação da maioria esmagadora do povo para seguir um cara como esse Eduardo Campos? Imagina em 2014 sair na foto com Eduardo Campos e do outro lado, Lula e Dilma na foto com o adversário dele?

Aqui em Brasilia a ala Eduardista só tem um, Rodrigo Rollemberg que vai sozinho carregando essa bandeira do atraso, os demais filiados PSBistas querem continuar com Agnelo, afinal no seu palanque terá, volto a dizer Lula e Dilma em 2014.

É DISSO QUE SE TRATA.

Um lider deve liderar os seguidores para o terreno firme e não para o precipício como hoje Eduardo Campos vem fazendo.
O Eduardo está tão desesperado que agora faz de tudo para que partidos nanicos surjam para lhe segurar com certa dignidade e não ser um desastre em 2014 levando o PSB ao encolhimento, cenário bem possivel de ser vislumbrado.

Anônimo disse...

mais esse vaidoso sem noçao do eduardo campos e mesmo um traira nato e agora que decidiu imitar o serra ficou mesmo parecido com o ainda tucano serra,eduardo campos perdeu a noçao a tal ponto que decidiu acionar o ministro gilmar mendes para interferir no trabalho,no poder que detem o congresso nacional,nao tenho tido lembraças de ver atreaves de noticiarios que em alguma vez o congresso tenha interferido no trabalho do STF isso e de fato um absurdo em tempos de democracia que cada um faça uso do seu poder constitucional sem invadir o do outro,realmente isso e algo inusitado afinal de contas quem vota as leis para serem aplicadas e o congresso nacional,pena que o eduardo campos tenha chegado a esse ponto de acionar um ministro do stf para interferir nesse projeto de lei que esta em tramitaçao no congresso que e o caso das novas siglas partidarias eduardo campos ja tem tanto partido politico no brasil que o eleitorado ja nao aguenta mais(comentario baseado no que acabo de ler nesse exelente blog).muita paz a todos nos...

Anônimo disse...

esse eduardo campos e mesmo um traira nato e a cada trairagem que inventam fica mais parecido com o serra em atitudes e fisicamente,pois eu votei no eduardo campos para governador na primeira eleiçao que ele disputou e foi eleito para o primeiro mandato porque ele teve apoio incondicional do nosso bom presidente lula mais mesmo o eduardo campos tendo apoio do lula para disputar o segundo mandato eu ja nao votei mais nele pois sempre que eu via uma foto imensa com a imagem do eduardo campos so vinha nos meus sentimentos que o eduardo se transformaria em um vaidoso politico indo de encontro aos mais ricos e vaidosos e deixando de lado em ultimos planos o povao mais mesmo assim sou pernambucano e torcia para que ele fizesse um bom governo afinal o lula investiu muito na melhora do brasil e de sua gente mais deu enfase ao nordeste e especial seu estado natal PE ai ta explicado o motivo do bom governo do eduardo campos o lula que com tantos investimentos fez com que pernambuco tivesse esse crescimento e a dilma que deu continuidade ao bom governo do lula para com o brasil inteiro e sua gente,ja para presidente nas eleiçoes do ano que vem so tenho a certeza de que nao votaria no eduardo campos como tambem nao votaria em um candidato tucano afinalestamos muito bem governados ha exatos dez anos...comentario sempre baseado nas uteis imformaçoes que traz esse imformativo diario que e esse blog...sorte a todos nos.

Anônimo disse...

quero ver como vai ficar o eduardo campos depois de outubro do ano que vem pois traiu incondicionalmente o lula que tanto apoio o deu em sua eleiçao para governador do meu estado PE e agora o eduardo deu como agradecimento tamanha trairagem criticando o bom governo do pt mais que o aecio neves critica e olha que o aecio neves e tucano sempre teve a sua origem politica-partidaria voltada para a elite,para os mais ricos e para os vaidosos e natural as atitudes politicas do aecio neves mais as atitudes do eduardo campos de um certo tempo para ca vem ficando cada vez mais vaidosa e elitista politicamente ai e bom que os pernambucanos e nordestinos e brasileiros(as) comecem a analisar as atitudes politicas voltadas inteiramente para os mais ricos e vaidosos que vem demonstrando o eduardo campos pois eis que o eduardo campos hoje nao quer mais caminhar ao lado dos pobres e sim estar totalmente ao lado dos ricos e vaidosos se ha dez anos a populaçao do brasil inteiro vem recebendo apoio do governo do lula e da dilma com:bolsa familia,moradia popular,enem,prouni,melhora no salario,trabalho de carteira assinada,o turismo em alta,creches para as maes trabalhadoras deixarem seus filho em segurança e irem ao trabalho,etc ... entao esse governo do pt com o lula e a dilma fazem um governo popular voltado para a melhoria do brasil e de seu povo...sempre que posto um comentario tomo por base o que esta sempre escrito por esse respeitavel blog que tantas noticias que os grandalhoes da midia nao nos traz,fe e esperanças de continuarmos com tudo o que esta dando certo e que nos faz bem na condiçao de melhoras...

Unknown disse...

vai ser fácil pra dilminha 2014.

Luis disse...

Abrindo o caminho para o Cerra...

Zé Augusto disse...

Cida
Se olhos claros fosse critério para ganhar eleição, o Tasso Jereissati não teria perdido até para o Senado na última eleição, e o Jorge Bornhausen teria acabado com a raça da gente.
Também achei que o Eduardo Campos quis apostar na "boa aparência", para esconder sua falta de consistência, mas se é para ver rostinhos na TV acho que a mulherada tem melhores opções nas novelas e nos filmes de TV. Bons candidatos a presidente são os que mostram firmeza e convencem ter paixão pelo povo e pelo Brasil. O rotinho de Campos sem discurso firme, reforçou a imagem dele ter paixão é por si mesmo, pelo poder pessoal.
Nesse ponto o Aécio, o Serra estão com o discurso mala sem alça da oposição, mas pelo menos é um discurso mais consistente pra quem gosta, fala coisa com coisa.
Tenho a impressão que Campos não convenceu muito os meios políticos como expectativa de poder.

Zé Augusto disse...

Ana,
Também achei esquisito nenhum outro governador do PSB aparecer, pelo menos um pouquinho. Acho que não estão querendo se expor como oposição para não ter dificuldade em se reelegerem.

Malú disse...

Certamente, os closes nos olhos azuis tinham endereço, o Sul, claro. O marqueteiro deve ter achado que o povo do Sul só vota em ariano. Se achou, achou errado, pois se fosse assim, o Lula não teria voto no Sul e tem e muitos. Agora, esse tal de Eduardo, resto de invasão holandesa, é um baita de um traíra. Ele que espere, o que é dele está guardado.

Julio disse...

É mais um traira, de marca maior, não se preocupem o que é dele está guardado. Ele não perde por esperar.

Anônimo disse...

EDUARDO É O NOVO: REORGANIZADOR DA DIREITA E EXTREMA DIREITA NO BRASIL.

Anônimo disse...

DILMA TEM QUE DAR LINHA AO JUDAS, DEPOIS O SERVIÇO DE MALHAÇÃO DE JUDAS O POVO FARÁ!

Anônimo disse...

Cara, sou pernambucano e posso falar que os 89% de aprovação do governo Eduardo é bem verdade, o estado vai muito bem, sei que o site é petista, mas temos que admitir que ele é um cara habilidoso e inteligente, e que (pra mim)é o único que faz frente a Dilma nas próximas eleições, também vale lembrar, que o apoio a ele no estado é muito grande , prova disso é que ele conseguiu vencer Dilma já em nas eleições de 2012, já que derrotou Dilma e Lula em Recife, BH e Campinas, entre outras que eu não me lembro, enfim, só resta esperar

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração