Pages

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dilma abre 22 pontos sobre Marina e venceria eleição no 1º turno


Dilma cresce  e tem 38%; Marina é 2ª com 16%
Se a eleição fosse hoje, Dilma Rousseff (PT) venceria ã disputa para a Presidência da República em 2014 ainda no primeiro turno e seria reeleita para o período 2014-2018, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26), encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo ao Ibope. Em todos os cenários estudados, Dilma tem intenção de voto superior à soma de seus três principais adversário nas urnas no ano que vem.

A presidente tem 37% contra 32% no cenário com Serra e 38% contra 31% contra Aécio.  A pesquisa indica que a presidente Dilma   (PT) possui 22 pontos percentuais de vantagem sobre a segunda colocada, Marina Silva (sem partido e que tenta criar a Rede Sustentabilidade). Em julho, essa diferença era de 8 pontos.

O levantamento do Ibope indica que a presidente registrou crescimento na intenção de voto nos dois cenários estimulados pelo Ibope, enquanto Marina perdeu seis pontos. Agora, a ex-senadora está não só distante de Dilma, mas também sofre a ameaça dos outros candidatos.

Quando o cenário das eleições considera Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (sem partido) e Eduardo Campos (PSB) como candidatos, a presidente tem 38% das intenções de voto — em julho, ela tinha 30%. Já Marina registrou uma queda de 22% para 16% agora, segundo o Ibope.

O tucano Aécio Neves oscilou de 13% para 11%, enquanto Eduardo Campos foi de 5% para 4%. A taxa de eleitores sem candidato continua alta: 31%, sendo que 15% deles dizem que votarão em branco ou anularão, e 16% não sabem responder.

Já o segundo cenário, que considera José Serra como candidato do PSDB, praticamente não traz diferenças relevantes. Neste recorte, Dilma tem 37% das intenções de voto, contra 16% de Marina, 12% de Serra e 4% de Campos. Outros 30% dos eleitores não têm candidato, sendo que 14% dizem que votariam em branco e nulo, e 16% de não sabe. O Estadão/Ibope informou que não há cenário similar anterior para comparação.

A pesquisa do Ibope foi feita entre os dias 12 e 16 de setembro, em todas as regiões do Brasil. Ao todo, 2.002 eleitores foram entrevistados. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%.

Segundo turno

Caso Dilma e Marina fossem para um eventual segundo turno hoje, a presidente venceria a ex-senadora nas urnas por 43% a 26%. Logo depois das manifestações de rua de junho, Dilma e Marina estavam tecnicamente empatadas: 35% a 34%, respectivamente. Esta pesquisa foi feita em julho.

Contra os possíveis candidatos do PSDB, Dilma também venceria, independentemente de ser Aécio ou Serra. De acordo com o Ibope, se a eleição fosse hoje, a petista teria contra ambos 45% a 21% num segundo turno.Por fim, contra Eduardo Campos no segundo turno, a vitória seria por 46% a 14%.

1 Comentários:

ANTONIO LUIZ disse...

Esse Aécio ai não emplaca, quanto mais ele queima dinheiro na midiatica mais aumenta a antipatia do povo brasileiro, melhor assim, isso significa que 25 milhões não apenas melhoraram sua rendas, mas aumentaram paralelamente seu poder de questionamentos, pelo visto ninguem vai atender sus chamamentos para conversa fiada.
Enquanto isso Dilma vai subindo, subindo, subindo. hê trem bão!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração