Pages

sábado, 5 de abril de 2014

O grande truque do Datafolha: No cenário com três candidatos, Dilma tem 43%


Quando o Datafolha testa apenas 3 candidatos, Dilma variou apenas de 47% para 43% (este último é o mesmo número do Ibope), o que até está dentro de uma lógica, diante do intenso bombardeio que ela virou alvo no noticiário.

O que soa como um truque para gerar a manchete com efeito psicológico mais negativo, dizendo que houve "queda de 6%", foi produzir um cenário artificial onde o Datafolha entupiu de candidatos nanicos até Dilma ficar abaixo de 40%. Tanto essa metodologia é duvidosa, que um disco com candidatos demais detonou até o candidato do PSOL, Randolfe Rodrigues, colocando-o com zero porcento, atrás de Denise Abreu do PTN.

O último Ibope também testou um cenário com candidatos de partidos menores, mas não chegou ao ponto de entupir a lista de opções. O resultado foi Dilma com 40%, porém o Ibope apontou Aécio, Campos e Marina, com menos pontos do que o Datafolha aponta.

Leia também:
- Datafolha com cheiro de ... falha: Denise Abreu e outros 3 "nanicos" largam com 4%?

6 Comentários:

Garcia disse...

A turma da esquerda que me desculpe, estamos aqui discutindo, “aécio, marina, eduardo, etc e tal”, mas nos esquecemos do fundamental que é trabalhar pela reeleição da Dilma, coisa que não está tão fácil como os pseudos-esquerdistas acreditam.

Unknown disse...

Estavam perguntando aqui na minha rua, vira que a maioria era Dima 2014 e PT; param e foram embora. Dilma vai levar mais de 60%.

Unknown disse...

O que o Data-trolha não conta é que votos nulos e brancos não valem.
É uma matemática simples, somando todos os votos: 43 + 18 + 14 + 19 +6 = 100%
Mas somando apenas os votos válidos, acrescentando ainda 5% para os nanicos (eles nunca passam de 3%):
43+18+14+5 = 80 % dos votos são considerados válidos, e essa é a conta que importa: o porcentual da Dilma é 100*43/80, ou seja, 53% dos votos válidos.
E ainda admitindo que ela perca mais 4 pontos, que fique com 39 % e vá para o segundo turno, o segundo colocato teria que obter todos os votos dos candidatos eliminados para se eleger, mesmo assim apertado com 1% de vantagem.
Só se chover canivete aberto no mesmo dia que a Gisele Bündchen cair no meu colo.

Daniel disse...

Acho q o mais difícil é primeiro vencer as mentiras espalhadas pelos posts e matérias por toda a internet, se conseguirmos isso ai dá pra fazer o debate sobre eventuais ideias factuais, é um trabalho chato, mas a refutação e a discussão dos posts tem q continuar, mesmo com o enfado q isso possa causar a nós....

Anônimo disse...

Estariam aí os 6% que sumiram da Dilam na Pesquisa? Ou vamos ter que procurar nos achados e perdidos de algum aeroporto americano?

Jorge Oliveira de Almeida disse...

Estatística confiável é como político honesto. Pode até existir, mas, como saberemos? A verdade é que quem paga para a produção de um levantamento estatístico não está interessado em divulgar o que quer que seja, que vá contra os interesses da fonte pagadora. A empresa que faz o levantamento pode até ser honesta, mas os resultados só serão divulgados pela pagadora se coincidirem com os os interesses desta. É claro que ninguém quer dar um tiro no próprio pé. É uma questão de lógica e bom senso!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração