Pages

sábado, 27 de junho de 2015

A manchete verdadeira é: Suposta delação decepciona golpistas por não ter nada contra Dilma e Lula.

Folha chama de "delação premiada" citação a doações de campanha oficiais e feitas por TED de conta bancária da empresa para a conta bancária do CNPJ da candidata Dilma Rousseff conforme exige a Justiça Eleitoral.

As próprias manchetes entregam o jogo: "Delação de empreiteiro eleva pressão sobre Dilma e o PT". O jornal "O Globo" repetiu: "Delação de dono da UTC eleva pressão sobre governo e o PT".

Se tudo o que a delação tem só serve para colocar na manchete "eleva pressão", é porque não tem coisa nenhuma contra Dilma. E nem contra Lula, senão a manchete seria outra, bem mais direta e virulenta.

Para desgastar Dilma estes dois jornalões fazem um texto ruim de doer, misturando de propósito frases seguidas, de contextos diferentes, para tornar o assunto confuso, induzindo o leitor a entender errado de propósito.

Na mesma matéria, às vezes no mesmo parágrafo, uma frase descreve supostas doações ilegítimas para outros políticos. Outra frase descreve doações de campanha oficiais para Dilma, legítimas, feitas às claras e declaradas, e sem qualquer vinculação com malfeitos. Mas o texto confunde o leitor a suspeitar que está tudo no mesmo balaio de ilegalidades.

Pérolas da Folha:

1) No primeiro parágrafo a Folha chama de "delação" a informação de R$ 7,5 milhões doados oficialmente em 2014, por TED (transferência bancária eletrônica), diretamente da UTC para a campanha de Dilma, com recibo eleitoral e tudo, devidamente declarados na prestação de contas de Dilma.

Ora, é tão ridícula essa ilação quanto se a Folha noticiasse "Ricardo Pessoa 'delatou' que seu nome é Ricardo Pessoa".

2) No segundo parágrafo da Folha, diz que "O empreiteiro ... fez a doação por temer prejuízos em negócios da Petrobrás". Não faço a menor ideia se o empreiteiro disse isso mesmo ou se é a Folha que anda lendo a Veja demais ou colhendo boatos na internet como já fez com a ficha falsa de Dilma, mas se ele realmente disse isto, é muito vago para incriminar quem quer que seja (nem ele mesmo). A palavra "temer" é muito subjetiva e descreve apenas um sentimento pessoal, que pode até ser injustificável. Ou perfeitamente justificável de forma legítima, como ter medo de um governo demotucano detonar empresas nacionais, como ocorreu no governo FHC. Isso também não é nenhuma delação premiada, porque não descreve nenhuma conduta criminosa para ser delatada.

Tal frase, seja falsa ou verdadeira, só presta para a Folha fazer ilações, mas não traz nenhuma informação útil para esclarecer o leitor.

Tristes jornalões brasileiros que, em vez de contar ao leitor a história que vêem e o que sabem após apurar, contam estórias mal contadas, de propósito, duvidosas e sem apuração.

3) No terceiro parágrafo, a Folha paga o mico de citar como fonte a revista Veja, sem apurar. Nem vou perder tempo em comentar.

Em tempo:

Ainda não vi nenhuma confirmação do conteúdo que a imprensa demotucana tem noticiado como vazamento do acordo de delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC. Nenhum documento foi publicado, o MPF diz estar sob sigilo de justiça e os advogados de Pessoa declararam não confirmar nada. Por isso ainda é difícil saber o que ele declarou ou assumiu o compromisso de declarar de fato, o que é boato, o que é mentira, o que é meia-verdade, o que é interpretação deturpada pela imprensa e o que há de verdade.

Os jornais e revistas tem publicado boatos adoidado, sem apurar, fazendo campanha político-partidária demotuana para difamar qualquer petista, misturando gente séria com picaretas. Fazem o estrago primeiro na manchete de primeira página e, depois, publicam um "erramos" pequenininho, como ocorreu nesta semana com o habeas corpus que o presidente Lula não pediu e, quando ficou sabendo, desautorizou.

Além disso, se qualquer delação, por natureza, não tem valor de verdade nem nos tribunais sérios, a menos que possa ser confirmada por provas concretas, esta feita depois de meses de prisão de Pessoa foi bastante estudada e calculada pelos advogados de defesa, que tem lá seus artifícios e truques usados por qualquer bom advogado para defender seu cliente.

Então todo cuidado é pouco para não endossar boatos e versões falsas.

1 Comentários:

Jotabê disse...

Estão malucos para arrumar um factoide ou um gancho pra inviabilizar Dilma e Lula. Esses são os alvos! Bandidos, tentem o impeachment da Dilma e verão a força e a fúria do povo! Nossa justiça é seletiva, parcial, corrupta, elitista e golpista. A imprensa golpista mente, omite, manipula e fomenta o ódio! "Os coxinhas, massa de manobra, pira e conspira!" São imbecis! Respeitem a democracia e a vontade da maioria! Avante, Brasil, com Dilma, e Lula em 2018!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração