Pages

sábado, 4 de julho de 2015

"Amigos" da Globo: JN censura nomes de políticos do PSDB, DEM delatados por Ricardo Pessoa.


O Jornal Nacional da TV Globo não foi honesto com o telespectador na hora de noticiar a suposta delação premiada Ricardo Pessoa. Fez manipulação grotesca de informações, de forma a esconder os nomes de políticos "amigos" dos interesses da emissora.

O JN mostrou seletivamente algumas páginas do suposto documento do acordo de delação, vazado clandestinamente. As páginas são legíveis pelo telespectador, menos a página onde aparecem os nomes de políticos de 15 partidos.

Essa página é a única que apareceu desfocada, borrada, tornando impossível a leitura de algum nome pelo telespectador, diferente das outras páginas mostradas, todas legíveis.

Na hora de ressaltar trechos desta página, tanto na imagem como na narração da apresentadora, o JN só mostrou as siglas PSDB, DEM, SD, PPS, PSC, PMDB, etc, sem citar nenhum nome de políticos destes partidos.

Qualquer jornalismo decente com acesso a um documento deste, citaria pelo menos os nomes de políticos notáveis que constassem ali.

A manipulação do JN revela a blindagem que políticos tucanos, do DEM, do PMDB desfrutam na tela da Globo.

Todo o resto da reportagem foi dirigida para desgastar membros do PT, sem explicar corretamente se as citações descrevem condutas legais ou ilícitas.

Detalhe: dos fragmentos que conseguimos ler do documento, Ricardo Pessoa descreve muita atividade de lobismo dentro da lei, ou seja, defender seus interesses de classe e o que interessa à sua empresa, mas poucas condutas descritas podem se enquadrar como atitudes criminosas previstas no Código Penal apenas pelo que está na delação. Nestes trechos sequer vi menção a palavras como propinas, suborno, corrupção, vantagem indevida, etc. Quando o documento inteiro vier a público, ficará mais fácil compreender e avaliar o real alcance e consequências da suposta delação.

Além dos petistas, apenas um ex-deputado do PR, Valdemar Costa Neto, e outro do PP, o senador Ciro Nogueira, foram alvos da reportagem. Mas só citar os dois não disfarça o caráter de panfletagem anti-petista da reportagem, nem a blindagem a demotucanos e a outros oposicionistas "amiguinhos" da Globo.

5 Comentários:

Davi Veloso disse...

O “Modus Operandi” da grande mídia é o mesmo desde a Ditadura Militar, trata-se na verdade de uma estratégia muito bem pensada para que se possa assegurar através da manipulação dos fatos o “Controle das Massas” de forma a conduzi-la sempre em direção a seus próprios interesses.
As Organizações Globo sempre cumpriram, e vem cumprindo até os dias de hoje, esta função com grande “brilhantismo”, colocando todos os recursos disponíveis, principalmente os Tele Jornais à “Serviço da Desinformação”, e com um único objetivo: Manter a população completamente alienada, principalmente no que diz respeito a sua importância no desenvolvimento político deste país.

TAG EQUIPAMENTOS disse...

...Deixaram o monstro crescer e deu no que deu...agora ninguem pode parar o GOLPE...a não ser que a verdade venha a tona...QUEM...será o corajoso que vai colocar a boca no trombone...

magalhaes disse...

Concordo em tudo que vc falou.Só não vê quem não quer.

Tolerância Zwero disse...

Mídia golpista e canalha. Cadê a lei de medios? O governo federal ainda anuncia suas empresas nesse lixo? Até quando o governo vai continuar dando carne pras hienas?!

leonardo-pe disse...

e esse povo da imprensa teve vergonha algum dia? mas quem insiste em manter um zé incompetente feito esse da justiça,é bola nas costas direto!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração