Pages

sexta-feira, 3 de julho de 2015

MP denuncia 125 pessoas por envolvimento na máfia da Receita Estadual do Paraná


O Ministério Público do Paraná denunciou 125 pessoas por envolvimento na máfia da Receita Estadual do Paraná, esquema milionário que cobrava propina de empresários para abater ou anular dívidas tributárias. A denúncia é resultado da segunda fase da Operação Publicano, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) em Londrina.

Entre os denunciados há 57 auditores fiscais, 59 empresários e advogados e nove contadores. Alguns já haviam sido denunciados na primeira fase da operação, que apontou 62 suspeitos. Segundo o Gaeco, o grupo atuava de maneira hierarquizada e com distribuição de tarefas para facilitar a sonegação fiscal em troca de propina. Na nova denúncia, o Gaeco apontou ao menos 124 fatos criminosos. Alguns dos suspeitos estão presos.

Primo do governador Beto Richa (PSDB), o empresário Luiz Abi Antoun, 59, também alvo da denúncia, é apontado como a figura central do esquema criminoso. “A associação dos auditores fiscais mencionados contou com a proteção política do também denunciado Luiz Abi Antoun, que detinha fundamental papel nesta organização criminosa”, afirma trecho da denúncia. “Luiz Abi Antoun exercia importante atuação nos bastidores da política estadual paranaense, especialmente porque sua crescente influência política decorria da manutenção de vínculo pessoal e de parentesco com o governador do Paraná eleito no ano de 2010, o que conferia a Luiz Abi Antoun incomum atuação nos bastidores do poder”, afirmam os promotores.

Segundo a denúncia, o esquema da Receita Estadual abasteceu a campanha à reeleição de Richa em 2014 com R$ 4,3 milhões.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração