Pages

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Há 25 anos a oposição tenta destruir a Petrobras



Petrobras Distribuidora divulga nota sobre Operação Lava jato
Sobre as denúncias veiculadas pela mídia, envolvendo desdobramentos da Operação Lava-Jato, a Petrobras Distribuidora divulgou nesta quarta-feira nota de esclarecimento assinada pela Gerência de Imprensa e Comunicação Interna da estatal.

“Desde o início das investigações da Operação Lava-Jato, a empresa vem colaborando com o Ministério Público, a Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República, priorizando o atendimento de todas as demandas e fornecendo todos os documentos solicitados.

A companhia é a principal lesada pelos desvios praticados e não deve se pronunciar sobre investigações em andamento, fora e dentro da empresa, para não prejudicar as apurações.

A empresa vem instaurando Comissões Internas de Apuração a partir de denúncias ou evidências que chegam ao seu conhecimento e encaminhando seus resultados às autoridades competentes e aos escritórios de investigação forense contratados pela Petrobras para aprofundamento das investigações e adoção das medidas cabíveis. Todas as denúncias estão sendo apuradas. Sanções disciplinares por desvios de conduta serão aplicadas a todos que forem identificados como responsáveis.

Além disso, a empresa vem adotando outras medidas de integridade, dentre as quais destaca a criação da gerência executiva de Governança, Risco e Conformidade, encarregada da implantação do Programa de Prevenção da Corrupção da Petrobras Distribuidora, do gerenciamento de riscos empresariais e da promoção de uma cultura de compliance. A empresa também vem aprimorando seus controles internos e, desde 1º/1/2016, está integrada ao Canal de Denúncia Petrobras, passando a contar com uma empresa externa especializada no serviço de recebimento de denúncias.

Por fim, a diretoria executiva reafirma o compromisso da Petrobras Distribuidora com as melhores práticas comerciais, concorrenciais e de respeito às leis. E confia que os fatos em torno da Operação Lava-Jato serão devidamente esclarecidos, ao fim de todos os processos legais.

Imprensa, PF, Moro, partidos de extrema direita (PPS, DEM,PSDB...) querem vender a Petrobras para o exterior


 Lá se vão 25 anos desde que as primeiras denúncias de irregularidades e questionamentos sobre processos de governança na Petrobras foram alvo de investigação no Congresso por meio de Comissões Parlamentares de Inquérito. Entretanto, a julgar pelos resultados práticos obtidos pelas cinco CPIs que tiveram a estatal como foco de investigação desde o processo de redemocratização do País, a sexta investigação promovida por deputados e senadores - já anunciada pela oposição para ser instalada no início da próxima legislatura - terá de ser diferente das cinco antecessoras para ter resultado efetivo.

Se analisadas de forma geral, as CPIs abertas para investigar a Petrobras têm comportamento semelhante se comparadas umas às outras. São abertas a partir de denúncias veiculadas na imprensa, transformam-se em uma guerra midiática em que os oposicionistas ficam no ataque e os governistas, na defesa e, no final de um longo processo de discussão e negociação, produzem relatórios que, se tivessem mais efetividade prática, poderiam evitar a criação de outra CPI para investigar denúncias semelhantes.

Início da série

A primeira CPI criada para investigar a Petrobras, em 1989, tinha o objetivo de apurar "possíveis irregularidades administrativas" que teriam causado prejuízos milionários à estatal. No requerimento que resultou na abertura da comissão havia a sugestão de apurar a suposta existência de um cartel de empresas atuando para combinar preços e distribuição de serviços de exploração de campos no Pará e no Amazonas.

O mote é semelhante às recentes denúncias que hoje envolvem o nome da estatal. Ao todo, 15 deputados e 15 senadores se reuniram por 180 dias. No final, produziram um relatório que se limitou a reclamar da falta de transparência na divulgação dos dados e a afirmar que "para os débitos das estatais há solução em andamento". A palavra "cartel" só foi citada uma vez, como justificativa para a instalação da CPI.

Três anos depois, no rastro das denúncias que levaram ao impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, uma CPI foi montada para investigar os fundos de pensão de estatais e da Petrobras, o Petros. Ao final de dez meses de reuniões, a comissão produziu um relatório que foi encaminhado ao Ministério Público, ao Executivo e ao Tribunal de Contas da União para providências e elaborou um projeto de lei propondo a imposição de regras mais rígidas e aumento da fiscalização nos fundos de pensão.

Em 2009, também na esteira de investigações da PF, deputados e senadores instalaram uma comissão mista de inquérito para investigar, entre outras coisas, indícios de superfaturamento na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Ao longo de 17 meses, a comissão colheu dezenas de depoimentos para se concluir no final que a obra "foi executada por preços compatíveis com a complexidade técnica do empreendimento e a realidade do mercado".

De novo

Em 2014, a movimentação dos parlamentares após a deflagração da Operação Lava Jato beirou o estereótipo. Diante das denúncias, foi instalada uma CPI no Senado, boicotada pela oposição por considerá-la chapa branca demais. Depois, veio a CPI mista com a mesma justificativa da anterior: investigar irregularidades na Petrobras entre 2005 e 2014 relacionadas à compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, ao lançamento de plataformas inacabadas, pagamento de propina a funcionários da estatal e o superfaturamento na construção de refinarias, entre elas Abreu e Lima.

Durante oito meses, a CPI do Senado lutou contra a falta de quórum para existir, enquanto a comissão mista tentava ter acesso às provas colhidas na investigação da Justiça Federal, como o teor das delações premiadas. Ao encerrar o trabalho neste mês, o relatório final da CPI mista limitou-se a "corroborar e ratificar" os indiciamentos e denúncias feitos pela polícia e Ministério Público e recomendar o aprofundamento das investigações.. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração