Pages

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Em 2004, após Globo baixar salário de Míriam Dutra, Noblat publicou artigo dela nada sutil.

#ChifreGate de FHC #OperaçãoTriploChifre


Segundo nota emitida da TV Globo e lida no Jornal Nacional (*), Míriam Dutra teve salário reduzido em junho de 2004 e não em dezembro de 2002, data do contrato das Ilhas Cayman.

Três meses depois, em setembro de 2004, o Blog do Noblat ainda não era contratado da Globo (nem do Estadão), e anunciou duas novas colaboradoras: Atenéia Feijó e Miriam Dutra.

A ex-namorada de FHC inaugurou e encerrou sua participação no blog com um único artigo. Tinha um título nada sutil, de causar calafrios a quem queria esconder a relação que ela teve com FHC: "Até onde vai a privacidade?"

Falava sobre a Espanha, mas particularmente três parágrafos eram de causar mais calafrios ainda em FHC e nos seus "cães de guarda" da mídia, interessados em guardar segredo (grifos meus):
"(...) O debate pegou fogo desde que morreu há um mês Carmen Ordoñez, uma socialite (...) O mais interessante, contudo, era que ela já não tinha mais dinheiro para sustentar seus prazeres e caprichos. Vivia de vender entrevistas exclusivas sobre sua vida. Por aqui, nenhuma entrevista de celebridade é concedida de graça. Todas são pagas e muito bem pagas.
(...)
O fato é que os excessos da imprensa em toda parte incomodam cada vez mais a políticos, atores, atrizes, famosos em geral e aspirantes à fama. Ocorre-me, porém, uma pergunta: quando você decide sua vida já não sabe o que enfrentará? (...) Mas creio que cada um sabe ou deve saber até onde quer ir. Quem se entrega à mídia se arrisca a ser destruído.(...)
Ah, sim, tem mais um fato que não posso deixar de contar. Os ‘famosos’ daqui quando não têm dinheiro ou bastante dinheiro ‘criam uma situação’. Um casamento, por exemplo, um divórcio, uma briga e até uma falsa gravidez. Só para ganhar algum em troca de uma entrevista exclusiva..É assim que muita gente vive ou tenta viver bem na Espanha ! Olé !!"
O "olé!" foi como uma toureira dando a espetada fatal no touro, pois ali ela encerrou sua participação relâmpago no blog do Noblat e não precisou dar entrevistas exclusivas bem pagas na Espanha para sobreviver.

Noblat poderia explicar melhor como ela desapareceu de seu blog sem deixar explicações. Mas hoje ele está na Globo, caso raro de empresa supostamente jornalística que paga jornalista durante anos para não falar o que sabe de interesse público.

(*) Em tempo: Com o nome da TV Globo no olho do furacão e toda a imprensa falando do assunto, o Jornal Nacional dedicou mais de seis minutos ao "ChifreGate", mostrando trechos da entrevista na "Folha". Mas empurrou a encrenca que interessa (ou pelo menos deveria interessar) ao Ministério Público para o lado da Brasif. Omitiu quase todos os trechos em que Miriam Dutra fala da Globo. Também omitiu a offshore em Cayman usada para fazer o contrato.

A íntegra do artigo de Miriam Dutra está aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração